Redação: Pedro Lorenzetti
Edição: Fabrício Sousa
A Audi do Brasil, optando por manter uma estratégia agressiva
nas vendas, apresentou ao público brasileiro nesta segunda-feira (27) o seu
mais novo produto a ser lançado em nosso mercado consumidor: a belíssima opção
esportiva do Audi A1. Como o nome de batismo indica, esse modelo vem
equipado
com um propulsor de 185 cv enquanto a versão normal é equipada com um motor de
122 cv, e a montadora alemã já estipulou o preço de venda deste modelo em R$
109.900,00, já incluída a redução do IPI que está prevista para terminar em
31.08.2012. Mas vamos conhecer um pouco mais as qualidades deste pequeno
foguete!!!
O que posso ressaltar é a preocupação da montadora alemã em sempre estar
atualizada no quesito novidades, e a principal seria um sistema inédito de
sobrealimentação duplo e em sequência, que elimina aquele instante de retardo da
turbina, quando o motorista passa a exigir mais do motor turbo do Audi A1. É a primeira vez que esse sistema é oferecido no Brasil, mas não paramos por aí. Esse novo propulsor utiliza tambem de uma nova tecnologia para recuperar
energia durante a frenagem, similar ao Kers na F1. A energia é armazenada na
bateria e, quando o modelo acelera, ela é distribuída novamente ao sistema
elétrico aliviando assim a carga e todo trabalho realizado pelo gerador.
Todo
o sistema de freios e suspensão foi submetido a um trabalho de modernização
para que eles passassem a trabalhar em harmonia com o motor que desenvolve 185
cv a 6.200 rpm com um desempenho de 0 a 100 km|hora em 6,9 segundos, alcançando
uma velocidade máxima de 227 km|hora conforme dados fornecidos pela Audi. Em avaliações realizadas em pista, toda essa ópera é regida por um
câmbio automatizado de sete velocidades com dupla embreagem com opção de realizar
as trocas na alavanca ou por borboletas no volante e, segundo a empresa, o
modelo tem um consumo médio de combustível de 16,9 km|l e uma emissão de CO2 de
139 g|km.
Vamos agora aos equipamentos de série deste modelo. Ele vem com sistema eletrônico
de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico de diferencial
EDS, que seria como um controle de tração. O modelo conta ainda com um
sistema de vetorização de torque. Quando o carro entra numa curva no limite, se
uma das rodas começa a derrapar, essa sofre uma desaceleração para voltar ao
controle, e todo o torque é redistribuído entre as outras três rodas, evitando, assim, a perda do controle do carro pelo motorista.
Não podemos deixar de citar o pacote segurança, como air-bag dianteiro frontal,
lateral e de cabeça dianteiro e traseiro, cinto de segurança com sensor de
afivelamento, sensor de luz e de chuva e espelho retrovisor interno com função
anti-ofuscamento automático.
Externamente, as rodas são de 17 polegadas com pneus 215|40, e o arco da
pintura, na cor do veículo. Os retrovisores são eletricamente ajustáveis e
com capa na cor do veículo, os fárois são bixenônio (com luzes diurnas em LED) e
lanternas traseiras com LEDs, além de luz de neblina traseira. Os fárois tem
ajuste automático de altura, o para-brisa conta com uma faixa cinza de bloqueio
solar e os vidros laterais são dotados de isolante térmico.
E ainda não acabou! Fazem parte do pacote de série a coluna de direção ajustável, o computador de bordo com marcador de temperatura, sistema multimídia e
ar-condicionado com regulagem automática de fluxo e temperatura na frente e
atrás, com os bancos dianteiros podendo ser deslocados ao máximo para frente,
para que os passageiros do banco traseiro possam melhor se acomodar
internamente no veículo. Os bancos são em couro, bipartidos e com regulagem de
altura nos dianteiros, e o volante é todo revestido em couro. A montadora alemã nos informou que seu porta-malas tem uma capacidade de 270
litros, compatível com qualquer modelo hatch top de linha. Um luxo que, com
certeza, atenderá as melhores expectativas do nosso mercado consumidor. Parabéns
para a Audi.
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