GO-SBR

Esporte a motor em Goiás, no Brasil e no Mundo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Informativo Equipe de Fórmula SAE UNIFEI- Junho 2012

Finalizando os projetos 

A equipe toda continua empenhada, já que agora todo projeto está saindo do papel e começando a se transformar em um verdadeiro carro de corrida. A cada dia que passa novas peças chegam à oficina, sendo possível que as subequipes realizem suas tarefas. 

A preparação para as férias de Julho também está sendo feita, já que é nesse período que a construção do carro acontecerá a todo o vapor! 

SUBEQUIPES 

DESENVOLVIMENTO INTERNO 

A equipe de Desenvolvimento Interno vem trabalhando com a coleta de informações sobre o projeto para o desenvolvimento do Relatório de Custos, documento muito extenso, já que conta com todas as montagens do carro, e muito significativo para qualquer projeto que envolva engenharia. 

Além disso, os membros estão trabalhando em conjunto com a equipe de Comunicação, principalmente, além das outras equipes, para finalizar o projeto da plataforma online, que nos ajudará muito nos próximos projetos, uma vez que essa plataforma será composta de documentos que embasaram o projeto mais documentos feitos durante o projeto pelos próprios membros das equipes, como apostilas de conhecimento e Quick Shares, nas quais serão apresentadas as lições aprendidas em cada fase do projeto, por exemplo, quais alternativas possíveis de projeto, qual parte do projeto agrega mais valor, onde podemos economizar, entre outros tópicos. 

Agora, no intervalo dos semestres, a equipe se dividiu para que pudesse acompanhar todas as subequipes durante esse período, continuando a coleta e validação das informações. 

MOTOR E TRANSMISSÃO 

No último mês, a equipe de Motor e Transmissão iniciou definitivamente a etapa de construção dos componentes da equipe. O eixo central foi usinado e já está pronto para ser usado. Conseguimos o material para a construção dos flanges. Deste modo, falta pouco para a transmissão do carro ficar pronta. Com a equipe de telemetria, foram definidos alguns parâmetros para a troca de marchas. Além disso, foi realizada a construção do molde para o coletor de admissão. Para o próximo mês, a pretensão é de chegar o mais próximo o possível do fim da etapa de construção para que possamos iniciar os testes do carro. 

CONTROLE E ESTABILIDADE 

O final do semestre está chegando e junto com ele vêm também o termino do projeto. A montagem final do projeto está quase finalizada e, com isso e as razões de instalação das bellcranks, foi possível calcularmos a rigidez das molas para ambos os eixos do carro. As bellcranks foram finalmente instaladas e com isso restando somente o calculo e instalação das barras estabilizadoras para concluirmos o projeto de suspensão. Elas foram fixadas visando facilitar o processo de fabricação no futuro, sendo instaladas diretamente nos gabaritos dos hardpoints da suspensão. 

Para a construção das rodas, o modelo foi enviado para a IMELB Fundição e Usinagem e feito o molde em alumínio. Após uma usinagem para certificar as dimensões do molde, ele será encaminhado para o repuxo. 

Os discos de freio foram confirmados pela MAHLE Metal Leve e os receberemos até o final das férias. Ainda sobre os freios, o projeto da montagem do pedal de freio, juntamente com suas partes adjacentes foi concluída e instalada virtualmente na estrutura. 

1 - Fabricação das rodas 

ESTRUTURA 

A Subequipe de Estrutura neste mês acertou detalhes finais do Projeto com as demais subequipes e, após realizar visitas técnicas e discussões técnicas via e-mail, fez-se as alterações necessárias. O modelamento da nova carenagem está em fase final e a simulação estática do chassi foi discutida e encaminhada. O Modelo Ergonômico, que definirá a posição de pilotagem do condutor, está em fase final de desenvolvimento e construção e está previsto para finalizar neste mês de Julho. O próximo passo da subequipe será a conclusão da carenagem e do chassi, para iniciar a construção no dia 09/07/2012. 

INJEÇÃO ELETRÔNICA 

Devido ao período de provas na universidade, os membros da subequipe diminuíram o ritmo do projeto. Sendo assim, o foco foi preparar todos os itens necessários para que nas férias possamos iniciar a fase de construção. Alguns itens foram adquiridos através de licitação e outros por compra direta. 

TELEMETRIA 

Nas últimas semanas, a equipe de telemetria realizou testes nos circuitos eletrônicos já projetados. Com esses testes, foram possíveis a detecção de alguns pequenos erros, que já estão sendo consertados, e a confirmação de vários resultados que eram esperados. A placa de circuito impresso central do carro está quase totalmente finalizada, restando alguns detalhes e testes que ainda serão feitos. 

GESTÃO EXTERNA 

Durante o mês de junho, a subequipe de Gestão de Recursos esteve envolvida com a documentação de compras pela UNIFEI, com o pedido de novas camisetas para a equipe e estratégias de arrecadação de recursos financeiros, a fim de obter componentes importantes que não foram adquiridos por patrocínio e licitações. 

Num trabalho conjunto entre Gestão de Recursos e Comunicação realizou-se adaptações para a elaboração de uma nova proposta de parceria entre a equipe e as empresas. Além disso, foi organizada uma ação entre amigos para levantar recursos com o intuito de comprar um módulo para a subequipe de Injeção Eletrônica. O Sorteio foi realizado no dia 04 de julho às 18 horas na Biblioteca da UNIFEI. O vencedor foi o Felipe Barbosa.

Por fim, gostaríamos de agradecer o apoio do nosso mais novo parceiro, a empresa NEDERMAN. Obrigado pela atenção e confiança. 



MURAL 

Site

Facebook: 
http://www.facebook.com/CheetahR.Unifei 

Youtube: 
@cheetahracingunifei 

Twitter: 
@CheetahRacing 

CONTATOS 
equipe@cheetahracing.com.br 

Professora Orientadora: 
Drª Lucilene de Oliveira Rodrigues 

Capitão da Equipe: 
Thiago Takashi Kawamukai Rios 
thiagotkr@cheetahracing.com.br 

A Equipe Cheetah Racing UNIFEI agradece a todos os que nos apoiaram até aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog SBR!