Piloto goiano da Original Reis Competições eleva expectativa em torno da conquista da primeira vitória diante de sua torcida
Leandro Reis comemora a pole-position na pista, com a equipe e a torcida que acompanhou os treinos |
O rendimento consistente durante a programação de treinos livres para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck foi confirmado pelo goiano Leandro Reis no treino classificatório deste sábado (2). Piloto do Scania da Original Reis Competições, ele fez a festa com sua torcida ao conquistar a pole-position do GP Petrobras no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A corrida, neste domingo, terá largada às 13h05.
Quinto colocado na primeira fase do treino classificatório, o goiano de 27 anos cravou 1min46s767 em sua volta única no Top Qualifying, que teve na pista os oito mais rápidos da tomada de tempos. Integrantes da equipe Original Reis, além de familiares e amigos que acompanhavam a atividade nos boxes, promoviam uma efusiva comemoração a cada vez que um adversário fechava sua participação sem superar o tempo do piloto de Goiânia.
O último a entrar na pista foi o paulista Roberval Andrade, também da Scania, que havia ficado com o primeiro lugar na primeira fase da tomada de tempos com uma vantagem de mais de seis décimos de segundo sobre os adversários. Andrade foi mais rápido que Reis no primeiro dos quatro trechos da pista. Na segunda parcial, seu caminhão começou a apresentar problemas e a quebra do câmbio o fez abandonar. Vai largar em oitavo.
Sem conseguir disfarçar a emoção, apesar da timidez que é uma das suas principais características, Leandro Reis fez questão de compartilhar com todos os integrantes da Original Reis Competições os méritos pela pole. “Toda a equipe fez um trabalho fantástico, me deu um caminhão maravilhoso, e tudo deu certo para nós. A gente trabalha muito duro, e o resultado desse trabalho aparece quanto tem que aparecer, como agora”, falou.
A pole em Goiânia é a segunda de Leandro Reis, que já comandou o grid em Campo Grande em 2010 |
Esta é a segunda pole-position de Leandro Reis na Fórmula Truck – a primeira foi conquistada na quarta etapa do campeonato de 2010, em Campo Grande. “Se Deus quiser vai continuar dando tudo certo, quem sabe eu chegue à minha primeira vitória aqui, diante da minha torcida, na minha terra, seria muito especial. Quero ver esse autódromo lotado amanhã, quero dar um bom motivo para o torcedor goiano comemorar na corrida”, comprometeu-se.
O atual campeão, Felipe Giaffone, larga em segundo. Ele destacou os méritos de Reis. “Fiquei muito feliz pelo Leandro, que é um piloto da casa, e aqui isso faz a diferença, ele é um ídolo do esporte daqui. Foi legar ter perdido a pole para ele, o que não quer dizer que eu não vá partir para cima dele na corrida e tentar estragar a festa dele”, disse o piloto da RM Competições. “Para mim, o segundo lugar caiu do céu. A gente tinha alguns probleminhas”, falou.
A Mercedes-Benz teve seus três caminhões completando da terceira à quinta posição. O paranaense Leandro Totti, da ABF Racing Team, mais rápido nos treinos livres da sexta-feira (1º), é o terceiro no grid. “Está sendo um fim de semana ótimo, o caminhão esteve rápido em todos os treinos. Cometi um erro pequeno na tomada de tempos que acabou comprometendo minha volta. Esse terceiro lugar está ótimo, mas quero terminar na frente”, avisou.
Vencedor da etapa goiana em 2011, o paranaense Wellington Cirino, da ABF/Mercedes-Benz, é o quarto colocado. “Estamos indo bem, o caminhão está respondendo à altura. Estou confiante”, resumiu. O quinto será Geraldo Piquet, seu companheiro de equipe. “A expectativa é muito boa para a corrida. A meta de hoje era estar no Top Qualifying, conseguimos. Ano passado fiz uma boa corrida aqui, quero fazer outra”, disse o brasiliense.
O paulista Danilo Dirani, que se classificou para o Top Qualifying com o oitavo lugar, larga em sexto. “A gente tinha até a expectativa de brigar pela pole, mas tivemos um vazamento no sistema de turbo, deve ter estourado uma mangueira, e fiz as duas fases do classificatório com pelo menos 150 cavalos a menos na potência do motor”, contou o paulista da Ford Racing Trucks/DF Motorsport. “Para a corrida, isso vai estar resolvido”.
André Marques, vice-líder do Campeonato Brasileiro de F-Truck, vai alinhar o MAN-Volkswagen em sétimo – Beto Monteiro, líder, larga em décimo com o caminhão da Scuderia Iveco. “O dia ontem não foi fácil, mas a equipe soube refazer os ajustes para o caminhão estar rápido hoje. Largar na quarta fila, na frente do líder, é um resultado bom. Vou correr para pontuar, quem sabe com meu quarto pódio em quatro corridas”, vislumbra o paulista.
Para Roberval Andrade, o oitavo lugar teve saldo negativo. “Era uma pole certa, o caminhão estava muito rápido. Aconteceu, a gente lamenta, mas não pode parar por causa disso”, desabafou o paulista, recordista de vitórias na pista goiana pela F-Truck – tem três primeiros lugares, em 2001, 2002 e 2008. “Agora vou conversar com o travesseiro à noite, quando for dormir, para traçar uma linha de trabalho para a corrida. Estou decepcionado”.
A corrida de domingo terá largada às 13h05 com transmissão ao vivo da Band. A narração é de Téo José, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério. O grid definido na tarde deste sábado pelo resultado dos treinos classificatórios em Goiânia é o seguinte:
Top Qualifying
1º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min46s767
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min47s042
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min47s106
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min47s232
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min47s435
6º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks-DF Motorsport, 1min47s666
7º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min48s435
8º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, sem tempo
Treino classificatório
9º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team), 1min48s472
10º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min48s521
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min48s604
12º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min48s778
13º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min48s835
14º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 1min48s905
15º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min49s170
16º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min49s538
17º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min49s547
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min49s713
19º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min50s818
20º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min50s879
21º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks-DF Motorsport, sem tempo
22º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, sem tempo
23º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, sem tempo
CLASSIFICAÇÃO
A classificação do Brasileiro de F-Truck, já computada a bonificação a Andrade pela pole, é esta: 1º) Monteiro, 79 pontos; 2º) Marques, 58; 3º) Cirino, 38; 4º) Giaffone, 35; 5º) Andrade, 34; 6º) Salustiano, 27; 7º) Jardim, 21; 8º) Martins e L. Reis, 19; 10º) Totti, 18; 11º) Piquet, 15; 12º) Rodrigues, 14; 13º) Maistro, 13 14º) Marinelli, 11; 15º) Bueno, 10; 16º) Pucci, 9; 17º) Fittipaldi, 7; 18º) Benavides e Gomes, 5; 20º) Dirani, Muffato e Lopes, 4; 23º) Boessio, 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!