ACONTECIMENTOS
GERAIS
No último mês a equipe esteve focada em adaptar os novos para que eles estejam aptos a começar a trabalhar. Os novos membros estão estudando e pesquisando sobre suas áreas direcionadas pelos capitães de cada equipe.
Os materiais pedidos pela Central de Compras da UNIFEI no ano de 2011 chegaram e já estão disponíveis para a retirada. O que faz que a equipe tenha mais materiais para a construção do carro.
Aproveitamos que não estamos em período de provas ainda, e fizemos um mutirão de limpeza na oficina, para termos um lugar mais agradável para trabalhar.
SUBEQUIPES
DESENVOLVIMENTO
INTERNO
Com a competição se aproximando, a equipe de Desenvolvimento Interno mudou mais uma vez o enfoque de seu trabalho, continuando ainda com as atividades anteriores de Acompanhamento dos Subsistemas e Gestão do Conhecimento, direcionando grande esforço para o Relatório de Custos, o qual será utilizado nas provas estáticas realizadas na competição.
O relatório reúne muitas informações sobre o carro como materiais utilizados, processos de manufatura, ferramentas, parafusos, entre outras, uma vez que ele mostra uma Bill of Materials (BOM), documento que apresenta todas as peças utilizadas na montagem do carro. Para a confecção da BOM oficial, a equipe de DI já começou a confecção de um documento que coletará informações necessárias sobre o carro e além disso auxiliará no gerenciamento de compras e licitação.
Os novos membros, em seu primeiro mês de colaboração, estão sendo confrontados com um PBL (Problem-Based Learning) em várias etapas, o que está ajudando na evolução deles como uma equipe, já que o fazem juntos. O tipo do PBL está relacionado diretamente com o trabalho de DI e com os problemas que a subequipe costuma lidar.
MOTOR
E TRANSMISSÃO
No último mês, a equipe de motor e
transmissão finalizou o projeto do Sistema de Admissão do nosso carro. Foram
simuladas todas as dimensões e as influências no desenvolvimento do carro. Além
disso, o posicionamento do coletor de admissão foi definido e verificado com
relação ao regulamento. Definiram-se também todas as variáveis que influenciam
no desenvolvimento de outros subsistemas para a aquisição de peças. O material
para a confecção do coletor foi definido e em breve estará tudo certo para,
enfim, colocarmos em prática o que vem sendo projetado.
Ao mesmo tempo, foram introduzidas as
bases de cada responsabilidade da equipe de Motor e Transmissão para os novos
integrantes, a fim de que, o mais rápido possível, todos estejam no mesmo nível
para o desenvolvimento da equipe.
Nosso foco para este mês, além dos
últimos detalhes do sistema de admissão, é a conclusão do Sistema de
Transmissão e de outras pendências com relação a projeto que ainda nos faltam.
CONTROLE
E ESTABILIDADE
Com a chegada e integralização dos novos membros foi possível a execução de diversas tarefas durante esse mês. Houve uma reunião com a Mahle Metal Leve de Itajubá, na qual foram transmitidos os desenhos necessários para a construção dos discos de freio. Também foi marcada uma reunião com a MetalNima para verificar a possibilidade de produzirmos nossas próprias rodas (do tipo três peças) em liga de alumínio e os amortecedores encomendados chegaram na oficina.
Dando prosseguimento a análises já iniciadas anteriormente, foram realizados experimentos adicionais dos esforços nos braços da suspensão, pull-rod e tie-rod para diferentes valores de desaceleração e esterçamento do projeto, utilizando-se para isso os softwares SolidWorks e Matlab.
Outro foco importante foi o início do projeto conceitual datilttable (mesa inclinável em que se realizam testes de estabilidade durante a inspeção técnica) para simular no nosso protótipo. Iniciou-se a construção de um manual de utilização de ferramentas para a oficina, com o objetivo de instruir os novos membros da forma correta de utilização dos mesmos e da necessidade de uso de EPIs.
ESTRUTURA
INJEÇÃO
ELETRÔNICA
No ultimo mês, com a entrada dos novos membros na subequipe de injeção eletrônica foi necessário ter cuidado para que as pessoas se adaptassem ao projeto e que elas conseguissem enxergar a seriedade e importância disso tudo. Para que essa mentalidade fosse inserida com sucesso foram realizadas atividades que interagiram com todos os calouros.
Agora esse processo continuará, tendendo para um lado mais pratico sem deixar a prioridade da equipe de lado. A continuidade da equipe é um processo que merece atenção para que de fato exista evolução nas construções dos carros posteriores. É importante agradecer o apoio que as empresas DS Auto Peças e a Magnetti Mareli nos deram com a doação de produtos de muita qualidade que serão de fundamental importância para a injeção.
TELEMETRIA
O mês de abril serviu principalmente como adaptação dos novos integrantes, que já estão trabalhando em algumas partes do projeto, mas principalmente na programação do microcontrolador, cuja base está praticamente pronta, restando apenas a programação da parte de comunicação wireless.
A parte elétrica e eletrônica do sistema de troca de marchas está com suas bases já pensadas e sua programação irá começar em breve. Boa parte das placas eletrônicas que serão utilizadas no carro estão pré-desenhadas, com apenas alguns detalhes em espera, como a especificação de alguns componentes e definição dos sensores da injeção eletrônica. O próximo passo é desenhar as placas em programas específicos e enviar para a impressão.
GESTÃO
DE RECURSOS
Durante o mês de abril e maio a subequipe de gestão de recursos esteve envolvida com os documentos para pedidos de compras pela UNIFEI e com o edital Santos Dumont da FAPEMIG.
Foi organizada uma visita a feira EXPOALUMINIO, que foi realizada na exposição dos Imigrantes em São Paulo. A visita contou com a participação de 7 membros da equipe. Durante a feira, conhecemos varias empresas e curiosidades sobre a produção de Alumínio.
Temos muito a agradecer a parceria com a V&M que foi fechada, agradecemos a atenção e o apoio dado à Equipe Cheetah Racing. Estamos apenas aguardando os produtos chegarem, para começarmos a construção do Chassi do protótipo.
Esse mês, também estivemos focados nos preparativos iniciais para nosso evento que será realizado em meados de Setembro de 2012, a Semana Automobilística. Esse evento contará com a participação de empresas do ramo automobilístico em exposição nos stands e palestras sobre temas relacionados durante toda a semana.
Gostaríamos também de agradecer a Alcoa pela doação de perfil de alumínio à equipe. Ele será útil para as subequipes de controle e estabilidade e estrutura.
Acesse o novo site da
nossa equipe!
Links
interessantes:
8ª Competição Formula SAE Brasil
Siga nossas mídias:
Facebook: www.facebook.com/CheetahR.Unifei
Youtube: www.youtube.com/user/CheetahRacingUNIFEI
CONTATOS
Professora Orientadora:
Drª Lucilene de Oliveira Rodrigues
Capitão da Equipe:
Ariel Rennó
Chaves
A Equipe Cheetah Racing
UNIFEI agradece a todos os que nos apoiaram até aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!