"Quando não dá para lutar pela vitória, o melhor é terminar entre os primeiros e pensar nos pontos do campeonato"
Nelsinho faz ultrapassagem por fora na Nascar |
Nelsinho Piquet foi o quarto colocado nas 250 milhas do Kansas, quarta etapa da Nascar Truck Series. Com o resultado, o brasileiro subiu para quinto no campeonato, com 140 pontos. É a melhor colocação que ele já atingiu na categoria.
Foi uma tarde excelente para a equipe Turner Motorsports, que classificou seus três trucks no top-10: James Buescher venceu a primeira corrida de sua carreira na Truck Series e Miguel Paludo terminou em décimo.
"Hoje estávamos rápidos, mas a gente não tinha o truck mais rápido da pista. Quando não dá para lutar pela vitória, o melhor é terminar entre os primeiros e pensar no campeonato. No ano passado, provavelmente eu ficaria frustrado por não chegar às voltas finais em condição de disputar a ponta e teria forçado no finalzinho, com o risco de um acidente. Agora, mais experiente, soube administrar e sair daqui em quinto no campeonato", avaliou Nelsinho.
A corrida do Kansas foi o sétimo top-5 do brasileiro em 34 corridas pela Truck Series. Ele tem também 16 top-10 e 21 top-10 no grid de largada em sua carreira na categoria.
A prova marcou ainda o início da uma campanha ambiental promovida pelo piloto. Nelsinho comprou créditos de carbono para neutralizar as mais de 25 toneladas de CO2 que seus carros de corrida emitiriam se corressem todas as 11.500 milhas em ritmo de bandeira verde em 2012. O cálculo compreende as 22 corridas da Truck Series, duas da Nationwide Series e uma da K&N Pro Series East, além de treinamentos fora dos finais de semana de competição. Nos próximos dias, novas ações da campanha serão desenvolvidas pelo site oficial de Piquet Jr., para engajamento dos fãs. A iniciativa está em sintonia com as preocupações ambientais da Nascar, que realiza neste domingo alguns eventos para promover suas iniciativas verdes, no marco do "dia do planeta".
Na pista, durante toda a tarde de sábado, Nelsinho foi agressivo com a dose exata de prudência.
O Chevrolet Silverado #30 largou por fora, da oitava posição e conservou a posição nas voltas seguintes. Com o pelotão estabilizado e evitando emparelhar em três trucks lado a lado, Piquet Jr pouco a pouco foi atacando os adversários que vinham à frente até consolidar a sexta posição na volta 26.
Dez giros mais tarde, o time aproveitou a segunda bandeira amarela da tarde e chamou Nelsinho para os pits. Ele perdeu duas posições durante a parada, mas logo as recuperou numa agressiva manobra na relargada da volta 50.
O truck #30 fazia voltas tão rápidas quanto os líderes naquela altura da competição, permitindo ao piloto se aproximar dos adversários conforme os pneus se desgastavam. Escalando o pelotão novamente, o brasileiro entrou nos pits pela segunda vez na corrida em terceiro lugar, na volta de número 95.
A estratégia de parada sob bandeira verde foi prejudicada com uma bandeira amarela logo na volta seguinte, o que derrubou Nelsinho para o 16º lugar.
Após alguns adversários que estavam à frente realizarem suas paradas, o truck #30 alinhou para relargada em 13º na volta 107. Novamente Nelsinho foi paciente, esperando os carros se espaçarem no pelotão por algumas voltas antes de voltar ao ataque.
Durante as 40 voltas seguintes, sempre sob bandeira verde, o brasileiro foi superando seus concorrentes até chegar à terceira posição.
Novo pitstop sob bandeira verde colocou o brasileiro provisoriamente em 12º. Mas como não houve nova interrupção da prova desta vez, ele foi galgando posições até buscar o quarto lugar.
"Parabéns ao James pela sua primeira vitória. A equipe está numa fase excelente, com duas vitórias seguidas. Vamos continuar trabalhando forte que logo chega a minha vez", concluiu o brasileiro, lembrando que a corrida anterior, em Rockingham, também teve um truck da Turner no Victory Lane, com Kasey Kahne.
A próxima corrida da Nascar Truck Series acontece no dia 18 de maio, em Charlotte.
Classificação no campeonato
1. Timothy Peters 163 pontos
2. James Buescher 159
3. Justin Lofton 152
4. Ty Dillon 149
5. Nelson Piquet Jr. 140
Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2011, vencida por Austin Dillon, foi disputada por mais de 40 pilotos. As corridas tiveram, em média, 33 mil pagantes.
A temporada de 2012 terá 22 provas. Começou em Daytona e termina em 16 de novembro, em Homestead (Miami).
Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet vai correr algumas provas dessa categoria pela equipe Turner.
Links
twitter.com/nelsonpiquet
Contato
Luís Ferrari
55 11 8666 8307 -- 9919 3484
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!