Brasileiro volta a equipe de sua primeira vitória na Nascar para competir pela primeira vez no tradicional circuito de 0,75 milha
Festa brasileira com carro do X Team no Victory Lane |
Nelsinho Piquet voltas às pistas da Nascar nesta quinta-feira. O brasileiro vai competir em Richmond, palco da terceira etapa da temporada da Nascar K&N Pro Series East. Foi nesta categoria que Piquet Jr. conquistou sua primeira vitória na Nascar, competindo pelo X Team na abertura da temporada 2012 em Bristol.
"Dessa vez será mais difícil que em Bristol, porque eu nunca pisei na pista de Richmond. Será minha primeira experiência lá, contra rivais que conhecem bem o traçado. Mas sem dúvida é uma excelente oportunidade para permanecer em atividade, já que a próxima corrida da Truck Series é só dia 18 de maio, além de ampliar meu repertório na Nascar, conhecendo mais uma pista tradicional da categoria", afirmou Nelsinho.
O autódromo de Richmond recebe corridas sancionadas pela Nascar desde 1953, quando as disputas eram realizadas em superfície de terra. Desde então o piso foi asfaltado e a configuração do oval mudou quatro vezes. Atualmente, é um tri-oval de 0,75 milha com inclinação de 14º nas curvas.
Em sua segunda participação na K&N Pro Series East, Nelsinho vai correr com o carro #17. Ele assegurou o direito de correr novamente nesta divisão com o triunfo em Bristol, quando levou o carro #14 ao Victory Lane. "Na negociação do contrato acertamos que meu único prêmio seria correr novamente pelo time em caso de vitória. Deu certo", observou o piloto.
"A presença do Nelsinho na primeira corrida da temporada foi muito importante para o time. Mais do que conquistar a nossa primeira vitória em 2012, deixamos uma marca na história sendo o primeiro piloto e a primeira equipe brasileiros a vencerem na Nascar! O campeonato está muito mais competitivo este ano, e poder contar com um piloto experiente e com toda essa capacidade técnica é uma grande ajuda. Espero que em Richmond possamos andar novamente entre os primeiros e, se possível, terminar com mais uma vitória", declarou Geraldo Rodrigues, um dos sócios da escuderia.
Com objetivo de ser a porta de entrada para pilotos latino-americanos na Nascar, o time foi estabelecido no ano passado pelo empresário brasileiro Geraldo Rodrigues, pelo mexicano Miguel Abaroa e pelo ex-piloto da Nascar Robert Huffman, e obteve resultados expressivos na sua temporada inaugural na K&N Pro Series, incluindo uma vitória, três pole positions e o prêmio de melhor estreante do ano.
"Tem a dificuldade de não conhecer a pista e de não participar regularmente do campeonato, sem trabalhar no desenvolvimento do carro semana após semana. Mas essa parte final é algo que acontece na Nascar, por exemplo, quando tem pilotos da Cup correndo na Truck", observa Nelsinho, atualmente o quinto colocado na classificação da Truck Series.
"Por outro lado", ressalva o piloto, "posso levar vantagem no aspecto da confiança, já que venho de uma vitória na categoria e estou correndo bem na divisão imediatamente acima".
A largada para a prova de 100 voltas na quinta está prevista para 20h pelo horário de Brasília.
Sobre o X Team Racing
Formado com o objetivo de ser a porta de entrada para pilotos latino-americanos na Nascar, a X Team Racing disputa a K&N Pro Series East, uma das divisões de desenvolvimento da categoria mais popular do automobilismo nos EUA.
Em sua temporada inaugural (2011), o time obteve sua primeira vitória, levou seus pilotos às posições 4, 5 e 6 no campeonato, cravou três poles e venceu o "rookie of the year".
Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA. A K&N Pro Series é a última etapa antes das categorias de abrangência nacional.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo do ano. O atual campeão é Tony Stewart.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior. Neste ano, Nelsinho Piquet deverá disputar algumas provas dessa categoria pela equipe Turner Motorports, mesma escuderia que ele defende na Truck Series.
Links
www.npiquet.com
twitter.com/nelsonpiquet
www.xteamracing.com
Contato
Luís Ferrari
imprensa@nelsonpiquet.com
11 8666.8307
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao Blog SBR!